domingo, 29 de outubro de 2017

COMO VOCÊ PODERÁ VENCER O DIABO

“E tendo despojado os principados e potestades, os expôs publicamente, e deles triunfou em si mesmo” (Col 2.15).
A Bíblia nos ensina aqui que Jesus reduziu Satanás a zero e triunfou sobre ele. Outra tradução diz: “Ele o desnudou”. Desnudou Satanás de que? Da sua autoridade sobre o homem. Quando Jesus reduziu Satanás a zero e o desnudou de sua autoridade, foi você em Cristo que fez essa obra. Cristo agiu por sua conta, em seu lugar. Ele fez isso por você!
1 João 4.4  4. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
Vencido quem? Verificamos ao lermos os primeiros três versículos deste capítulo que João estava falando sobre o diabo e toda a sua tropa. Notem que ele não disse que os venceríamos, mas que já os vencemos. Como que poderíamos Ter vencido esses demônios? O QUE CRISTO FEZ FOI ANOTADO PARA O NOSSO CRÉDITO. ELE É O NOSSO SUBSTITUTO. (Ele o fez em meu lugar, e Deus anotou isso a meu crédito como se eu fosse aquele que tivesse feito isso!)
Alguém poderá argumentar: “Se isso for assim...”  Mas se não for assim, esse versículo é uma mentira.  E se existe apenas uma mentira na Bíblia, então toda ela é uma mentira.  E se toda a Bíblia for uma mentira, então Deus não existe.  E se Deus não existe, então Jesus Cristo não é Senhor; Ele não é o Filho de Deus; Ele é um impostor.  E se Jesus não é Senhor, então o céu e o inferno não existem.  E se não existe nem céu e nem inferno, quão tenebrosa e sem esperança é a sepultura, e que bolha de ar é a vida!
 Mas, amigos, a Palavra de Deus é verdadeira! Jesus é o Filho de Deus. Há um céu para ganharmos e um inferno para evitarmos. E aquele versículo não é uma mentira, mas um fato real! “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido!”  “Bem”, alguém perguntará, “se já os vencemos, porque estamos tendo tantos problemas com eles?”
 É porque não sabemos que já os temos vencido. Ignoramos o que a Bíblia diz a respeito do assunto. Quando você sabe isto, você não precisará que alguém exercite a fé por você; quando o diabo aparecer, você poderá rir dele.  Posso compreender os problemas que as pessoas tem nessa área, todavia. Posso me relacionar com pessoas. Já estive em pé onde elas estão. Eu também não sabia isto. Não tinha sido ensinado. E eu tinha medo do diabo.
Se o diabo aparecesse em qualquer lugar, eu saia do caminho tentando me esconder. Eu havia ouvido pregadores falar como ele é poderoso, tudo o que ele ia fazer, e eu não queria encontrá-lo! Se ele levantasse a cabeça em qualquer lugar, eu corria fora do caminho para me esconder.  Por que? Será que eu não era salvo? Sim, eu era salvo.
Será que eu não estava cheio do Espírito Santo? Sim, eu havia recebido o batismo no Espírito Santo. Eu simplesmente desconhecia a verdade!  Eu tremia nos meus sapatos quando a menor coisa, oposição ou algo parecido se levantasse.
Mas um dia; há muitos e muitos anos, eu descobrí a verdade da Palavra de Deus. Quando percebí a verdade, em vez de desejar que o capeta não aparecesse, eu saia a procura dele! Eu dizia: “Onde ele está? Quero encontrá-lo. Estou procurando-o. Vou rir dele, é isso que vou fazer. Eu já o derrotei em Jesus”.
Eu não tinha mais medo do diabo. Em vez de sair correndo por um beco quando o visse se aproximando, agora era ele que dava meia volta e saia correndo ao ver-me, dizendo: “Ai, ai, ele descobriu a verdade rapazes. Não podemos mais atingí-lo. Ele já descobriu e aprendeu a verdade!!” Se você apenas pensa que já aprendeu a verdade, ele vai prová-lo a fim de ver se você realmente crê naquilo em que você disse que cria.
Agora você pode entender porque João disse: “Já os tendes vencido”. Você os venceu. O que Ele fez foi por você. Você os venceu. Não é verdade que Ele os venceu (todos os espíritos)?  Glória a Deus, você já os venceu. Você não vai vencê-los, você já os venceu.
Não, não estamos nos vangloriando sobre o que você é na carne (você não vale grande coisa na carne). Estamos falando sobre quem você é em Cristo.  Você poderá dizer: “Em Cristo, eu conquistei Satanás. Eu o despí de sua autoridade. E quando Jesus ressurgiu dos mortos, eu ressurgi com Ele!” A Bíblia diz isso em Efésios 2.
Efésios 2.1-7 1. E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. 2. Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; 3. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. 4. Mas, Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5. Estando nós ainda, mortos em nossas ofensas (pecados) nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) ... (Na mente de Deus, fomos levantados com Cristo. Não é de admirar que Ele tenha dito que já os vencemos). 6. E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. 7. Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Podemos tornar esta passagem pessoal, dizendo confiantemente: “Mas Deus, sendo riquíssimo em misericórdia pelo seu grande amor com que nos amou, estando eu ainda morto em minhas ofensas e pecados, me vivificou juntamente com Cristo. Pela graça fui salvo e curado. E Ele me ressuscitou juntamente com Ele e me fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”.
Olhe bem para o versículo sete. Ele vai organizar um espetáculo nos séculos vindouros!  Eu me lembro de uma velhinha pentecostal anos passados lá no Texas. Deus abençoe o seu coração. Os vizinhos sempre criavam problemas para ela por ela ser pentecostal. (Chamavam os pentecostais de “faladores de línguas” e “Holy Rollers”. Eram tratados com despeito).
Um dia essa velhinha estava indo para a igreja toda bem vestidinha. Estava de chapéu, naqueles tempos as mulheres não estavam vestidas se não usassem chapéu.  E uma das suas vizinhas encontrou-se com ela quando ela passava pela calçada, e perguntou: “Bem, onde a senhora vai agora? Sem dúvida a senhora vai para aquela igreja?”
A velhinha acabava de ler a sua Bíblia e respondeu: “Não, eu não vou para a igreja; eu vou para um espetáculo (show)!”  “Ó”, disse a vizinha, “eu não sabia que a sua gente concordavam em assistir espetáculos”. (Pentecostais era um povo “Holiness” (Santidade). Eles criam na separação do mundo). “Ó, sim”, respondeu a velhinha, “nós cremos em assistir espetáculos (shows). Deus vai dar um espetáculo (show) que continuará através dos séculos”.
 E aquela velhinha tinha razão, louvado seja Deus. Olhando novamente para aquele versículo sete: “Para mostrar (show) nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus!”  Ele vai colocar isso em exposição através dos séculos para que seja visto pelo diabo e suas coortes.
Querido amigo, quando você tomar o seu lugar e começar a tomar posse dos seus direitos e privilégios é então que Deus vai começar a lhe responder.  Veja, você possui a mesma vida eterna que Jesus tem. A Bíblia diz: “Quem tem o Filho tem a vida...” (1 João 5.12). Você tem o Filho, portanto, você tem a vida.
Isso significa que você poderá dizer: “Eu tomei Jesus como o meu Salvador, confessei ser Ele o meu Senhor. Deus me deu vida eterna, a Sua própria natureza. Sou uma nova criatura, criada em Jesus Cristo. Possuo a capacidade de Deus para executar as boas obras que foram preparadas de antemão para mim para que eu andasse nelas”. Quando você disser isso, você estará apenas dizendo o que as Escrituras declaram. (Vou parafrasear para você). Você poderá dizer: “Eu tenho a capacidade de Deus, porque eu possuo a natureza de Deus. Reside em mim o mesmo grande, poderoso e maravilhoso Espírito que levantou Jesus dos mortos”.
Podemos dizer, citando 1 João 4.4, “Maior é Aquele que está em mim, do que aquele que está no mundo”.  Estas verdades nunca foram registradas ainda na nossa consciência interna. São fatos bíblicos que deverão edificar a sua fé e ajudar-lhe a crescer ao ponto em que você poderá Ter fé na sua própria fé.  E quando você chegar ao ponto onde você terá fé na sua própria fé, VOCÊ SE TORNARÁ PERIGOSO PARA O DIABO! O inferno terá medo de você, e você fará o céu alegre.
Até você chegar a esse lugar, mesmo que você esteja salvo e cheio do Espírito Santo, o diabo terá vantagem sobre você. Ele fará um carnaval no seu corpo e dominará a sua vida.  Conheça os fatos da Palavra de Deus, sobre o que lhe pertence, e sobre quem você é nEle. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário